Perfil do Candidato e Capacitação PDF Imprimir E-mail

 

 

Perfil do (a) candidato (a)

 

Não perfeitos

Não estamos buscando pessoas que sejam “perfeitas”, mas que tenham uma verdadeira vocação missionária, dispostos a aprender e a sofrer dificuldades por amor de Jesus Cristo, e a ser perseverantes ao longo do tempo.

 

Aptidões gerais

Deve ser maior de 21 anos, com mais de cinco de conversão, um inquebrantável amor pelo Senhor e pelas almas perdidas, com bom testemunho, sem vícios e dívidas, flexível para adaptar-se a novas situações em outra cultura.

 

Chamado

Com convicções firmes de que Deus o tem chamado para servir entre os muçulmanos, sem a qual nenhum obreiro poderá permanecer por longo tempo nesse contexto.

 

Estado civil

É desejável que seja casado, mas no caso de não ser - e dado que na sociedade islâmica é difícil viver só – deverá estar integrado na vida de uma equipe. Recém-casados com um ano de convivência matrimonial.

 

Igreja

Membros em plena comunhão com uma igreja evangélica, com no mínimo dois anos de trabalho reconhecido em evangelismo, ensino, discipulado, liderança, serviço, etc. A igreja será a que, em definitivo, o recomendará e o sustentará.

 

Profissão ou ofício

É desejável que tenha uma profissão ou ofício, o que lhe permitirá obter sua residência no campo missionário. Caso não tenha uma profissão, o candidato deverá estar disposto a trabalhar em projetos especiais ou de apoio logístico.

 

Capacitação

Sólida base bíblica e teológica (mínimo dois anos de seminário ou instituto bíblico), ter tido uma experiência transcultural dentro e fora do seu país de origem e ter feito alguma capacitação missionária.

 

Saúde

Gozar de boa saúde, tanto física quanto psíquica. Esta se reveste de extrema importância quando o obreiro atravessar momentos de pressão e solidão, por isso é indispensável que seja emocionalmente maduro.

 

Finanças

A missão não paga salários, todos seus obreiros servem como voluntários, assim, será de sua responsabilidade providenciar os proventos necessários para fazer frente aos gastos com transporte, moradia, sustento mensal, aprendizado do idioma, seguro médico, etc.

 

Idiomas

Deverá ter uma grande disposição para aprender um ou dois novos idiomas (árabe, bereber, uolof, uzbeco, turco, urdu, etc.) a fim de poder comunicar fluentemente o evangelho. Se tiver conhecimento de inglês, francês ou russo, melhor ainda.

 

Duração

O compromisso para os aspirantes a longo prazo é de no mínimo cinco anos (com a possibilidade de retorno a seu país depois de três anos); e os de curto prazo por períodos compreendidos desde umas poucas semanas até vários meses (se convier).

 

Tramitação

O processo de tramitação para os aspirantes a longo prazo pode demorar de seis meses a 1 ano. Entre outras coisas, os interessados deverão providenciar diversos documentos, referências, certificados, vistos, etc. Esse tempo servirá também para assegurar um bom respaldo de oração e de finanças.

 

 

Capacitação

Antes de sair

O futuro missionário deve ter sua formação teológica e missiológica, a qual é oferecida por várias organizações das Américas. Em todo caso, com prazer podemos dar assessoramento sobre as opções que existem e sobre as áreas necessárias de capacitação.

 

Ao chegar

Ao chegar ao campo os obreiros iniciam o Curso de Orientação Transcultural (COT), com duração de aproximadamente cinco meses. Este curso oferece uma imersão na cultura, com aulas de idioma, vivência com famílias muçulmanas, etc., o que oferecerá valiosas ferramentas para a comunicação eficaz do evangelho.

 

Ao continuar

Posteriormente será oferecido maior capacitação por meio de cursos, leituras e retiros, que manterão os obreiros atualizados quanto à informação, intercâmbio de experiências, métodos de trabalho, etc.